Av. Soledade, 569 – Bairro Três Figueiras+55 51 3378 9999
LIGUE AGORA

5 dicas para uma boa higiene bucal

Uma boa saúde bucal é muito importante para mantermos nosso sorriso e nossa capacidade de mastigar, falar e engolir

Estudos recentes mostram que uma má higiene oral pode contribuir para o aparecimento de doenças crônicas em vários órgãos do nosso corpo. E, atualmente, com a disseminação do corona vírus, isso pode se agravar ainda mais. Para que a sua higiene bucal tenha sucesso, é fundamental que você faça uma avaliação odontológica associada com uma limpeza nos seus dentes feita por um profissional qualificado.

A seguir, vamos falar de 5 dicas importantes para manter a saúde bucal

1. Escova de Dentes

É o recurso mais importante para remoção dos restos de alimentos e da placa bacteriana. Sempre dê  preferência por escovas de cabeça pequena e com cerdas macias ou extra macias.

2. Técnicas de escovação

O importante é fazer com que as cerdas entrem em contato com todas as superfícies livres dos dentes. NÃO use força, apenas faça a escova deslizar pelos dentes. Nas faces linguais e palatinas ( são as faces no lado de dentro dos dentes), precisamos ficar mais atentos pois a escova tem mais dificuldade de alcançar.

Estudos comprovam que não existem movimentos específicos para escovar os dentes, o importante é não usar força e escovar poucos dentes de cada vez, não fazendo movimentos muito amplos.

3. Creme dental

Sempre dê preferência para cremes dentais com flúor, pois sua presença é muito importante para a prevenção da cárie. Existem também cremes dentais com agentes anti-tártaro para ajudar no controle da formação de cálculo dental( tártaro). A dica mais importante é não abusar da quantidade - uma porção do tamanho de um grão de ervilha é mais do que suficiente! Para saber qual o creme dental mais adequado para você, consulte o seu dentista.

4. Fio e/ou fita dental

Seu uso é essencial para remover a placa bacteriana onde a escova não alcança que são as faces proximais (entre os dentes). Sempre reforçando que o uso do fio/fita dental não é apenas para remover os restos de alimentos. Se você tem espaços interdentais maiores, pode usar escovas interdentais. Para saber qual o melhor recurso para você, converse com seu dentista.

5. Enxaguatório bucal

Aqui temos que ter cuidado. Existem muitos tipos no mercado e, na grande maioria, não apresentam resultados significativos. Portanto, seu uso deve ser indicado e acompanhado por um dentista, pois o uso contínuo pode gerar efeitos indesejáveis, como manchas nos dentes, alterações no paladar e resistência bacteriana.

Ficou curioso e quer saber mais?

Entre em contato com a Odontologia MedCenter e agende uma consulta para avaliarmos seu caso. Nossa equipe de profissionais dedicados à Odontologia tem mais de 15 anos de experiência. 

EQUIPE

José Henrique Sasso – Prótese e Odontogeriatria

Marco Bergamaschi – Endodontia

Naiza Konkewicz – Prevenção, Periodontia e Implantodontia

Rafael Barcos Nunes – Dentística Restauradora e Estética

ATENDIMENTO

Seg a Sex: 8h - 19h

TELEFONE

(51) 3378 9966

ENDEREÇO

Av. Soledade, 569 - 1104 - Torre B - Três Figueiras - Porto Alegre/RS

MEDCENTER

Últimas publicações

Chegou Starbucks por aqui!
Medicina Diagnóstica inaugura nova Ressonância Magnética
Outubro Rosa