Av. Soledade, 569 – Bairro Três Figueiras+55 51 3378 9999
LIGUE AGORA

5 Estratégias para aliviar a dor da artrite

Quando você tem artrite, fazer certas mudanças em sua dieta e estilo de vida pode fazer uma grande diferença para a dor nas articulações.

Confira algumas estratégias para ajudá-lo a aliviar as articulações doloridas e permanecer ativo.

1. Alimentação

O que você come pode ter uma conexão direta com alívio da dor nas articulações. A pesquisa sugere que após uma dieta antiinflamatória, baseada em vegetais, que enfatiza alimentos integrais não processados, pode ajudar a aliviar a inflamação articular da artrite, reduzindo assim a rigidez e a dor

Este tipo de dieta também pode ajudá-lo a controlar seu peso e reduzir o estresse no seu quadril e outras articulações Alguns exemplos de alimentos incluídos nesta dieta são: nozes; frutas; folhas verdes; grãos integrais; e chá verde. Esses alimentos são ricos em antioxidantes. que impedem certas reações químicas no corpo que podem levar a danos celulares e teciduais.

2. Suplementos

Além de uma alimentação balanceada, tomar alguns suplementos pode ajudar a reduzir a dor da artrite. Vitamina D, Ômega 3 e Curcumina são alguns exemplos que contribuem para redução da dor relacionada à artrite.
É importante alinhar com o seu médico para certificar-se de que ele não interfira adversamente com sua saúde ou medicamentos atuais.

3. Atividades físicas

Pesquisas sugerem que o exercício pode ajudar a reduzir a dor nas articulações e melhorar a artrite em algumas pessoas. O exercício ajuda a liberar hormônios (endorfinas) e também pode ajudá-lo a se sentir relaxado e melhorar sua concentração. Caminhas e alongamentos são essenciais para manter-se ativo e diminuir a intensidade da dor. Mas lembre-se: sempre realize qualquer atividade sob orientação de um profissional

4. Terapia de calor ou gelo

Aquecimento e/ou congelamento de uma articulação dolorida é uma maneira fácil e prática de aliviar a dor nas articulações. Embora esse tratamento possa não melhorar a condição da articulação, pode aliviar a dor e fazer com que você se sinta mais confortável.

O calor pode ajudar a aliviar a rigidez muscular e articular, aquecer as articulações antes da atividade e/ou aliviar um espasmo muscular.
Já a terapia fria pode ajudar a reduzir a inflamação, o inchaço e a dor nas articulações.
Você também pode aquecer e congelar alternadamente. Por exemplo, você pode usar a terapia de calor pela manhã para soltar uma articulação rígida e usar terapia fria para reduzir o inchaço após um exercício ou ao final do dia, após sua jornada de trabalho e atividades.

5. Injeções de ácido hialurônico

As injeções da articulação do ácido hialurônico podem ajudar a melhorar as funções das articulações artríticas. Essas injeções contribuem para:

  • Reduzir a dor nas articulações
  • Melhorar o movimento das articulações aumentando a lubrificação das articulações e reduzindo o atrito e a inflamação das articulações
  • Diminuir a progressão da osteoartrite em algumas pessoas
  • Importante: essas injeções devem ser indicadas e seu procedimento realizado por um profissional

Lembre-se que essas estratégias não devem ser buscadas como substitutas de medicamentos e cuidados clínicos. Se os seus sintomas de artrite não melhorarem, procure um médico especialista para o diagnóstico e tratamento correto.

Dr. Carlos Macedo

Com mais de 40 anos de experiência e credibilidade, o Dr. Carlos Macedo, chefe do serviço de ortopedia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, é especialista no tratamento clínico e cirúrgico do quadril, com utilização no que há de mais moderno nas metodologias, procedimentos e tecnologias na utilização de implantes de próteses.

Agende sua consulta

Clínica de Ortopedia e Fraturas

Av. Soledade, 569 | Sala 1208 | Torre Beta | Três Figueiras | Porto Alegre - RS
(51) 3378-9917
(51) 3378-9831


MEDCENTER

Últimas publicações

Chegou Starbucks por aqui!
Medicina Diagnóstica inaugura nova Ressonância Magnética
Outubro Rosa