Há aproximadamente 1 ano, nossa rotina diária foi alterada devido às mudanças e cuidados necessários para enfrentarmos a pandemia do novo coronavírus
Ficar em casa, trabalhar à distância, reuniões e aulas online, não encontrar amigos e familiares e outras ações importantes para diminuirmos as chances de contágio e crescimento da doença.
Com as diversas mudanças que o COVID-19 nos trouxe, vieram também as frustrações combinadas ao sentimento de impotência de mudar as coisas mais rapidamente, fazendo com que tenhamos que nos adaptar aos desafios físicos e emocionais que surgem ao passar dos dias.
A dor é um dos grandes problemas que vieram junto com a pandemia, causada a partir do isolamento social e do cenário que traz mudanças, diferentes notícias e novas medidas, impactando nosso corpo e nossa mente.
A American Chronic Pain Association realizou uma pesquisa recentemente com seus membros, questionando sobre o impacto da COVID-19 sobre suas vidas. Veja abaixo alguns dos pontos que foram descobertos:
- Quase 47% das pessoas experimentaram aumento da dor;
- Aproximadamente 50% relata aumento de estresse e 46% dizem que estão mais ansiosos;
- Mais de 40% se sentiram isolados e 36% dizem que estão deprimidos
- Cerca de 42% relatam se exercitar menos, 34% dizem que estão comendo mais e mais de 25% está dormindo mais;
- Acima 25% das pessoas dizem que não conseguem mais visitar seu médico.
Estes comportamentos são conhecidos pelo aumento exacerbado da dor, diminuindo a qualidade de vida, sendo necessário reconhecer em nossa compreensão geral o impacto da COVID-19 nas pessoas que vivem com dor, aumentando os desafios da vida, mesmo para aqueles que estavam acostumados a viver em isolamento, considerando todo o cenário apresentado nesta pandemia.
Tratamento
O tratamento multidisciplinar é recomendado para os problemas relacionados à dor, incluindo fisioterapia, acupuntura, meditação, além de acompanhamento psicoterapêutico. São estas condutas físicas e psicológicas que contribuem para a diminuição das chances de uso de medicação a longo prazo (opióides), além de possibilitar a redução das limitações causadas pela dor, proporcionando uma melhora da qualidade de vida.
A Clínica de Tratamento da Dor acredita que toda dor pode ser tratada a partir de três princípios
→ Diagnóstico da causa da dor realizado por uma equipe multidisciplinar especialista em tratamento da dor.
→ Experiência na aplicação de medicação e procedimentos próprios para cada caso.
→ Emprego de métodos comprovados e desenvolvidos para maior eficiência do combate à dor, dentre eles acupuntura, fisioterapia, medicação, estimulação elétrica e procedimentos intervencionistas da dor (bloqueios e infiltração).
Agendamentos
Telefone: (51) 3378.9804
Whatsapp: (51) 98131.2999
Atendimento
Segunda a Sexta - 8h às 12h | 13h às 18h
Av. Soledade, 569 | 1004 - Torre A | MedCenter
Três Figueiras - Porto Alegre/RS
Conheça a clínica →