Av. Soledade, 569 – Bairro Três Figueiras+55 51 3378 9999
LIGUE AGORA

Bruxismo ou Apertamento dos Dentes

Alguém já falou que você range os dentes durante a noite?

Ou você ao acordar sente os músculos da bochecha doloridos e cansados? Você pode estar apresentando um quadro de bruxismo.

Bruxismo pode ser definido com uma atividade não funcional que inclui ranger, apertar ou esfregar os dentes entre si. Esses fenômenos podem ocorrer tanto a noite quanto de dia e geralmente estão associados ao estresse emocional, fatores psicológicos, hereditários e até uso de medicamentos. Apesar de não ter cura, é possível tratar e assim minimizar seus impactos. Em geral as pessoas com bruxismo podem apresentar fraturas dentais, aumento das doenças de gengiva, sensibilidade e problemas articulares.

Se desconfiar que pode estar apresentando bruxismo, o primeiro passo é procurar um dentista e realizar uma avaliação detalhada. Dependendo do grau e do tipo de bruxismo, atuações multidisciplinares com psicólogos e fonoaudiólogos podem ser necessárias.

Do ponto de vista odontológico, o uso de placas miorrelaxantes é o tratamento mais utilizado. Em geral são confeccionadas em acrílico rígido e utilizadas principalmente durante a noite, que se encaixam entre os dentes superiores e inferiores. As placas promovem a estabilidade articular, reduzindo as dores  musculares e articulares, bem como protegem os dentes contra o desgaste. 

Ficou curioso e quer saber mais?

Entre em contato com a Odontologia MedCenter e agende uma consulta para avaliarmos seu caso. Nossa equipe de profissionais dedicados à Odontologia tem mais de 15 anos de experiência. 

EQUIPE

José Henrique Sasso – Prótese e Odontogeriatria

Marco Bergamaschi – Endodontia

Naiza Konkewicz – Prevenção, Periodontia e Implantodontia

Rafael Barcos Nunes – Dentística Restauradora e Estética

ATENDIMENTO

Seg a Sex: 8h - 19h

TELEFONE

(51) 3378 9966

ENDEREÇO

Av. Soledade, 569 - 1104 - Torre B - Três Figueiras - Porto Alegre/RS

MEDCENTER

Últimas publicações

Chegou Starbucks por aqui!
Medicina Diagnóstica inaugura nova Ressonância Magnética
Outubro Rosa