Av. Soledade, 569 – Bairro Três Figueiras+55 51 3378 9999
LIGUE AGORA

COVID-19 - A importância da revisão cardiológica

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), desde o início da pandemia, vem alertando para os riscos que a COVID-19 traz ao sistema cardiovascular e o potencial dessa infecção ocasionada pelo coronavírus

A doença pode trazer complicações respiratórios graves e até mesmo ser letal em portadores de doenças cardíacas e cardiometabólicas (diabetes, hipertensão e obesidade). Estudos científicos brasileiros e internacionais indicam que parte dos pacientes que se infectaram com o SARS-CoV-2 podem, mesmo após a cura da doença, ter complicações que podem afetar diversos órgãos. Por isso, a SBC recomenda que pacientes que tiveram COVID-19, já recuperados, devem manter o seu acompanhamento médico e estar atentos a possíveis complicações futuras. 

Dois novos estudos publicados no fim de julho, no periódico Jama Cardiology, apontaram que a COVID-19 pode atingir o músculo do coração e causar uma inflamação silenciosa, que pode ser encontrada semanas após o paciente se recuperar da infecção.

Como a ciência já mostrou que a Covid-19 provoca uma agressão direta ao coração, portadores de doenças cardiovasculares precisam redobrar os cuidados. Aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm alguma doença cardiovascular e mais de 380 mil morrem por ano em decorrência dessa patologia, o que corresponde a 30% de todas as mortes no país.

São cerca de mil mortos por dia, o que é mais ou menos o que vem estimando hoje a sociedade brasileira em função da pandemia da COVID-19. 

ATENDIMENTO
Seg a Qui: 8h - 18h | Sexta: 8h - 17h

ENDEREÇO
Av. Soledade, 569 - 911 Torre B
Três Figueiras - Porto Alegre/RS
MedCenter

‍TELEFONE
51 3378 9808

Conheça a clínica →

MEDCENTER

Últimas publicações

Chegou Starbucks por aqui!
Medicina Diagnóstica inaugura nova Ressonância Magnética
Outubro Rosa