Av. Soledade, 569 – Bairro Três Figueiras+55 51 3378 9999
LIGUE AGORA

O Papel da Radiologia no COVID-19

Confira o que foi debatido pelo Dr. Guilherme Suchard na live do dia 24 de junho

No dia 24 de junho, o Mãe de Deus Center, em parceria com a Medicina Diagnóstica e a Auxiliadora Predial, realizaram uma live junto com o Dr. Guilherme Suchard, radiologista da Medicina Diagnóstica.

Foram debatidas diversas questões e tópicos a respeito do papel da Radiologia na pandemia de Coronavírus (COVID-19) que enfrentamos atualmente.

Confira abaixo alguns dos tópicos que foram apresentados e respondidos pelo Dr. Guilherme Suchard:

1. Em quanto tempo de doença se desenvolvem as alterações fibróticas?

Ainda não sabemos exatamente como vai ser a evolução dos quadros de fibrose associados à infecção do Coronavírus, nem quão frequente vamos observar. Nos casos de SarsCov1, que foi outra epidemia por coronavírus em 2002, os casos de fibrose ocorreram após recuperação do quadro infeccioso e regrediram ao longo de 2 anos. Após 15 anos de acompanhamento, apenas uma minoria ainda tinha achados instersticiais/fibrose.

2. Pacientes com COVID 19 podem ter alterações neurológicas?

Podem sim, já há estudos demonstrando casos de encefalite por infecção direta pelo vírus, bem como alterações inflamatórias auto-imunes e reações inflamatórias exageradas por tempestades de citocinas (agentes inflamatórios do nosso sistema imunológico).

3. Quais exames de imagem ajudam a detectar e acompanhar a evolução do vírus?

A tomografia de tórax é o melhor exame de imagem para avaliar os pulmões dos pacientes com COVID-19 e serve para corroborar o diagnóstico e ajudar no prognóstico dos pacientes. A radiografia é um bom exame para acompanhamento de pacientes internados e isolados, mas costuma demonstrar achados apenas numa fase mais intermediária da doença

4. Que exame posso fazer para identificar o coronavírus?

A recomendação atual é o exame de PCR (coletado das secreções corporais) ou exame de sangue por meio da busca de anticorpos, que são os exames de sorologia (IgG e IgM), a depender da fase de doença que o paciente se encontra.

Agradecemos a todos que participaram da live e contamos com a presença na nossa próxima live dia 9 de julho:

AZIA, QUEIMAÇÃO E ESOFAGITE: o que é a Doença do Refluxo, Hérnia de Hiato e suas consequências?

Em breve, divulgaremos mais informações!

Realização

Mãe de Deus Center

Medicina Diagnóstica

Auxiliadora Predial

MEDCENTER

Últimas publicações

Chegou Starbucks por aqui!
Medicina Diagnóstica inaugura nova Ressonância Magnética
Outubro Rosa