Av. Soledade, 569 – Bairro Três Figueiras+55 51 3378 9999
LIGUE AGORA

Azia, Queimação e Esofagite

Confira o que foi debatido pelos médicos do Hernia Center na live do dia 9 de julho

No dia 24 de junho, o Mãe de Deus Center, em parceria com a Hernia Center e a Auxiliadora Predial, realizaram uma live junto com os médicos Dr. André Luiz Moreira da Rosa & Dr. Marcus Reusch.

Foram debatidas diversas questões e tópicos como o tema central:

Azia, Queimação e Esofagite - O que é Refluxo, Hérnia de Hiato e quais as suas consequências?

Confira abaixo alguns dos tópicos que foram apresentados e respondidos na Live.

1. Sensação de pigarro na garganta após comer, é normal?

O pigarro surge quando existe muco em excesso na garganta, podendo ser provocado por uma inflamação na garganta ou por uma alergia, por exemplo. Geralmente, a sensação de algo preso na garganta provocada pelo pigarro deve-se à irritação da mucosa da garganta ou à falta de fluidez do muco, que pode causar desconforto. Pode haver relação com refluxo gastroesofágico após a refeição, mas inicialmente é um sintoma que deve ser avaliado pelo especialista em garganta, otorrinolaringologista.

2. Convivo com hérnia de hiato e azia por uns 5 anos. A única forma de tratamento  é alimentação e tratamento dos sintomas? Não existe algo definitivo?

Existe a cirurgia anti-refluxo. É realizada de forma minimamente invasiva por videolaparoscopia.

3. Quais exames devo fazer para ver se está piorando ou melhorando? Pode virar úlcera? Se positivo, quais os sintomas de uma úlcera?

Pode fazer Endoscopia Digestiva Alta, para avaliar a mucosa do esôfago. Se houver úlcera no terço inferior do esôfago pode haver dor, queimação, azia e, em casos mais graves,  dificuldade para deglutir o alimento.

4. Algum alimento pode diminuir a Azia e o Refluxo?

Muitos alimentos que não sejam ácidos podem diminuir a azia e o refluxo, mas será algo temporário, e que não trata o problema para eliminá-lo. Alimentos não-ácidos, ao serem ingeridos, diluem o suco gástrico em um primeiro momento gerando sensação temporária de alívio.

5. Não posso fazer força depois das refeições pois sinto a comida voltando a garganta. É normal?

Não é normal. Se existe regurgitação, e o alimento volta até a garganta, pode ser devido a Doença do Refluxo Gastroesofágico. Precisa fazer uma consulta médica com especialista.

6. Leite pode provocar refluxo?

Leite contém gordura e proteínas que tornam lento o esvaziamento do estômago. As caseínas, que são proteínas do leite, são as proteínas de digestão mais lenta. Este tempo mais longo de digestão atrasa o esvaziamento do estômago e assim provoca mais refluxo gastroesofágico em quem já tem essa predisposição.

Agradecemos a todos que participaram da live e contamos com a presença na nossa próxima live dia 21 de julho:

5 dicar pra cuidar da pelo no Inverno

Em breve, divulgaremos mais informações!

Realização

Mãe de Deus Center

Hernia Center

Auxiliadora Predial

MEDCENTER

Últimas publicações

Chegou Starbucks por aqui!
Medicina Diagnóstica inaugura nova Ressonância Magnética
Outubro Rosa